imagem retirada da net
Não é que não me apeteça escrever, porque apetece. Nem é porque não tenho assunto, porque tenho. E nem tenho comentado mas nunca deixo de ler os blogs amigos e outros por onde vou passando. O tempo é pouco, mas eu leio rápido. Então qual é o problema? Não sei. Estou cansada. Este mês tem sido complicado. 23 dias de trabalho sem parar estão a fazer efeito. Sinto-me esgotada. O corpo só pede descanso, suspira por umas horas sem nada para fazer e a mente suspira por uma horas de vazio. Estranho não é? Mas é isso mesmo que sinto. Vontade de não pensar em nada. Vontade de apenas existir.
As coisas estão a acontecer e eu nem as consigo sentir como deveria. As boas, não as sinto o suficiente e as más sinto-as demais, como se tivesse dois pesos e duas medidas.
Ontem desfiz-me em pranto na escola do André. Já não sei mais que fazer para o motivar a estudar. O problema repete-se. Mas este ano, que é o último do ciclo é bem mais grave. Tenho ideia que tenho feito tudo o que posso e o que não posso por ele. Mas será mesmo assim? Ou será apenas a minha vontade de que assim seja? Não sei nada de nada já. Existem fórmulas secretas para motivar um miúdo de 15 anos a estudar e a gostar de estudar? Eu já tentei a bem, dei-lhe liberdade, uma viagem e a promessa de outra. Já tentei a mal, já lhe berrei, ameacei. E agora sinto-me perdida, sem saber que mais fazer…
Convidaram-me para um debate na biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em Braga por causa do dia internacional do livro. Convidaram-me a participar para dar a minha visão sobre o processo de edição nos dias de hoje, falar dos sonhos, das dificuldades. É óptimo. Vai ter a moderação de um professor universitário. Eu estou contente, muito até. Mas sinto que deveria estar aos pulos. Sinto que deveria ter um entusiasmo diferente. No entanto o que sinto é uma alegria morna. Fico a pensar nisso como se estivesse a anos-luz de distância de mim, como se quase não fosse comigo o que vai acontecer. Tenho medo de no momento ter a cabeça vazia e não ser capaz de dizer nada. Também não sei como vai ser. E o pior é que será já dia 22. Tenho poucos dias para me preparar…
Estou estranha e mal me conheço. Estou cansada mas não sei como deixar de estar. A vida é complicada.
De
Marta a 16 de Abril de 2009 às 11:44
Olá Claudia,
Sei bem do que falas, os dias passam a correr, as coisas boas acontecem e nós dizemos apenas "ah que bom", as más acontecem e nós sentiimo-nos perdidas.
Como se estivessemos a assistir á nossa vida de primeiro camarote.
Também eu me sinto assim e ainda ontem pensei BOLAS isto tem de ser alterado.
Olha eu sei que não ajuda muito mas pensa que não estás só.. beijinhos e vais ver que tudo se vai alterar para melhor.
Beijinhos
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 10:42
Olá Marta,
Ajuda muito saber que não estou só. Os amigos e o seu apoio são sem duvida uma grande ajuda.
É bom saber que há quem me compreenda, é pena que seja por experiencia......vai melhorar para nós as duas, certo? :))
beijinhos do norte!
Não era melhor tirares umas feriazitas para dormir, nem que seja dois diazitos, acho que te ia vigorar... eu sou assim, mas por insatisfação, mas tu vê-se que é por cansaço.
Beijinhos e boa sorte dia 22
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 10:43
Olá mamã Cila!
Este Domingo vou domir!!! E não fazer nada!! Ai que bom:))
(mentira, tenho a casa todinha para arrumar!!!:S)
Obrigada pela sorte, vou precisar mesmo:)) é que nem sei o que se vai passar!!
beijinhos
De Ju a 16 de Abril de 2009 às 11:56
Amiga!! Muia Força e Esperança!!
é apenas o que posso desejar e que o cansaço e alguns dias de merecido descanso pairem no horizonte!!
Um beijinho cheio de força, esperança e café!!
Ju
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 10:46
Esse cafézinho vai saber-me às mil maravilhas:)
Obrigada Juzinha!
Bom fim-de-semana!!
beijinhos
, gostava tanto de te conseguir ajudar, dar soluções, resolver algumas das tuas dificuldades...mas neste momento a única coisa que te posso dar é a minha amizade, pode parecer pouco ao pé de tudo o que precisas mas é o tenho de mais verdadeiro.
O tempo tudo trás, vamos pensar positivo.
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 10:48
A tua amizade vale ouro!!! Os meus problemas só eu posso resolver, mas a amizade aquece-nos a alma para nos ajudar a seguir em frente!
beijinhos
, gostei de ler o que escreveste mas independentemnte de seres tu a ter de resolver, eu tou aqui para o que precisares, nem que seja só para falar.
Bom dia Cláudia
Nem imagina as vezes que já me senti assim ... completamente perdida, como se tudo a minha volta não fizesse sentido. Numa hora sinto uma alegria fantástica por algo de bom que aconteceu, na hora seguinte é como se nada tivesse acontecido porque o vazio ocupa novamente todo o espaço existente em mim o sorriso de orelha a orelha passa a sorriso amarelo...
Mas não podemos de desistir, não podemos entrar nesse marasmo, temos que respirar fundo, levantar a cabeça e esforçarmo-nos para estarmos presentes de corpo e alma, e aproveitar ao máximo esses momentos de felicidade que a vida nos concede .
Quanto ao filhote, os 15 anos é uma idade complicada (como se as outras não fossem) com amor, carinho e compreensão conseguimos levar o barco a bom porto mais facilmente...
Agora é respirar fundo, levantar a cabeça ...
Beijinhos
P.S. desculpe alarguei-me no comentário
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 10:50
Olá minha querida Ana,
Pois fizeste muito bem em alargar-te:))
A vida é tão complicada...e não há formulas mágicas para ultrapassar as dificuldades...mas eu não desisto assim tão fácilmente....:) num dia choro, no seguinte rio, pelos meus filhos, jamais desistirei de lutar!
Obrigada por tudo!
Beijinhos
Olá Cláudia
É isso mesmo desistir nunca ... eles são a nossa razão de viver, pelo memos eu penso assim.
Boa sorte para dia 22, vai ver que tudo vai correr bem, felicidades.
Bom fim de semana
Beijinhos
Bem amiga, embora as coisas estejam complicadas, acredito (porque o demonstras) que és uma grande MULHER E MÃE e, por isso, estes problemas que agora se apresentam não irão passar de pequenos desafios amanhã.
Motivar miúdos com 15 anos para a escola não é tarefa fácil, pois não. Tenta dar-lhe um reforço positivo (sei que o fazes), do género «sei que vais conseguir, é um desafio grande mas tens capacidades para o ultrapassar....». Coisas que é fácil dizer a quem está de fora.
Quanto a ti, abranda amiga. Há alturas em que temos de dar um passo atrás para ganharmos balanço e continuarmos a jornada.
Mas digo sinceramente, acho que vais conseguir.
Beijinho muito grande
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 10:54
Olá minha amiga,
Mais do que ninguém deves compreender o que sinto, não só por teres uma filha da mesma idade, mas por causa da tua profissão. Deves ver isto diáriamente.:(
Mas eu não desisto. Eu não desisto até que seja hora!
Quanto a mim.....para já terá que ser assim. Há momentos em que é dificil, mas logo de seguida ganho novo animo para continuar. Nós mães somos todas assim não é? :))
Obrigada pelo comentário,
Um beijinho grande
quanto ao andré, acho que se ja tentaste a bem e a mal...não sei, tenta falar de adulto para adulto, pergunta-lhe que futuro quer, que por muito que se diga e desdiga, quem tem um canudo mais facilmente arranjará um trabalho e recebe sempre melhor...não sei, tenta falar-lhe com dureza sem gritos, mostrando a realidade da vida e mostrando-lhe exemplos concretos de pessoas que ele conheça que estudaram e outros que não.
Quanto a ti, imagino que estejas muito cansada e quando estamos assim tudo o que é optimo é apenas bom e tudo o que é mau é terrivel.
Pensa nas coisas boas que te estão a acontecer, na via que secalhar se está a abrir.
beijocas e muita força
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 11:03
Já tentei de tudo minha amiga...de tudo. Esta idade é terrivel e o meu filho infelizmente é um bocadinho preguiçoso....eu acho que é por isso que ele não estuda, porque dá trabalho, é muito mais facil ver séries e jogar joguinhos. Porque quando falo com ele, ele percebe o que digo, mas depois acho que deixa sempre para amanhã, e para depois e para depois e as coisas arrastam-se.... e ter 15 anos não ajuda. É a idade dos namoricos, das descobertas, da rebeldia.....enfim....
Eu vou tentar descansar este Domingo. É a minha folga depois de 25 dias!! Ena!! :)))) vou dormir a manhã toda e apanhar sol a tarde toda!!:)))
Beijinhos e obrigada amiga!!
De Cloudy a 16 de Abril de 2009 às 19:25
Acho que são fases amiga...E pelo que vejo muitos estão a passar pelo mesmo. Eu inclusive. Parece que perdemos as forças e o entusiasmo por tudo. O que possa haver de menos bom já parece catastrófico. O que é realmente bom não nos puxa para cima a moral, como se fossemos eternas insatisfeitas...
Não esmoreças nem te deixes ir abaixo. Nem todos os filhos gostam de estudar e por vezes temos de arranjar alternativas (que às vezes até sõa muito úteis) como cursos técnico profissionais ou outro tipo de formações.
Lembras-te do livro que disse que estava a iniciar? Nunca mais chego às 20 páginas. Vinte!... está a passo de caracol porque também não ando entusiamada, sempre com coisas por fazer. Enfim.
Grande abraço amiga, não te sintas só que deste lado estamos todo contigo...
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 11:08
Olá Cloudyzinha...
A vida não é fácil mesmo, não é? Precisava de fazer uma pausa. De retemperar forças. Talvez visse tudo isto de uma forma mais fácil....
Mas tu minha querida, que ainda não tens meninos adolescentes a chatear, tens que adiantar esse livro!!! Ainda quero ir à apresentação este ano!!! :)))))
Um beijinho grande!!
Olá Claudia,
Infelizmente o problema que nos dás a conhecer, também já passou por mim e não consegui resolver. Mesmo alertando para o futuro, castigos, etc, etc, de nada valeu... Mas que mexe connosco, disso não tenho dúvidas...Mas vai com calma.
Beijos
Alex
De
magnolia a 17 de Abril de 2009 às 11:10
Eu nunca passei por isso, não quero passar. só de pensar nisso fico deprimida......
VOu fazer de tudo para que não aconteça! De tudo!!!
Obrigada pelo apoio Alex,
Beijinhos
De
Cris a 19 de Abril de 2009 às 23:57
Olá Cláudia
só agora vim à net e venho encontrar-te assim tristinha!! Espero que tenhas descansado muito hoje, acima de tudo que tenhas conseguido renovar energias e ideias!
O André está a atravessar uma fase natural em todos os jovens desta idade... precisa apenas de algum tempo para se adaptar e perceber a importância dos estudos na sua vida. Agora tudo é deslumbramento e facilidades... um dia destes ele acordará para a realidade! De qualquer forma não deixes de o "picar" com os teus sábios conselhos de mãe!
Boa sorte para o dia 22!! Mais uma vez estarei aqui a torcer por ti! Vai correr muito bem, com certeza - olha o meu dedinho a adivinhar!!
Um beijinho grande
Boa semana!
Comentar post