
nós eramos muitos mais mas não encontrei a imagem perfeita:o)
Naquela altura éramos seguramente mais de trinta. Avós, tios e tias, primos e primas. Quando chegava a primavera juntavamo-nos todos cá na terra e era uma alegria tão grande que muitas dias antes já mal dormia de ansiedade! Vinham os primos de Gaia, os primos da Póvoa e de muitos outros lugares, que é o que dá ter uma família enorme!
Eram sempre domingos estes dias de festa e que me lembre, esse dias, foram todos de sol. E ainda bem, porque estas festas consistiam em enormes pic-nics no pinhal onde se assavam sardinhas, se comia regueifa, broa e azeitonas. Também se levava pão-de-ló e ovos tingidos.
Os primos maiores arreliavam os mais pequenos e era só ouvi-los choramingar um pouco para logo de seguida correrem atrás do arreliador! Também jogávamos aos índios e cowboys. E ainda dava tempo para procurar covas de coelho e de raposa. Mas o que mais gostava era mesmo das descidas vertiginosas sentados em cima de um cartão, por uma encosta ingrime do pinhal. Muitos terminavam o dia de joelhos esfarrapados e calças rotas, mas não fazia mal, porque era demasiado divertido para darem sequer conta disso!
Quando o dia terminava e era hora de arrumar a louça, dobrar as mantas, guardar tudo dentro das ceiras de ir à feira e voltar para casa, já estávamos de orelha murcha cheios de saudades uns dos outros. Cada um voltava para suas casas e dormíamos sem sono de tão cansados que estávamos.
Tenho pena que estes dias não se voltem a repetir, mas todos nós crescemos, formamos família, alguns até já nem fazem parte deste mundo... fica a saudade, ficam as boas memórias, ficam as histórias para contar...
Olá Claudia,
São esees género de lembranças que a todo o custo quero manter e assim várias vezes no ano convido meus pais e meus irmãos e nem imaginas a farra que é aqui todo o dia. Repara que só de irmãos somos 7, agora com os(as) companheiras, filhos e alguns netos...repara...
Mas é bom lembrar outros tempos...sem dúvida...
Bjs
Alex
De
magnolia a 13 de Janeiro de 2009 às 16:54
Olá:)
A minha tem (tinha) 11 irmãos, 12 com ela portanto, cada com filhos...estás a ver a quantidade?:)
Eu adorava esses dias juntos:) Fazes muito bem em promoever essas coisas amigos Alex:)
Beijinhos:)
De
Cris a 12 de Janeiro de 2009 às 23:11
Boas recordações!!
Por vezes penso que hoje em dia os momentos não são vividos com a mesma intensidade de há uns anos atrás!! Que nostalgia desses bons tempos!
Sabes como gosto de conhecer palavras novas - só fiquei a conhecer a palavra regueifa de que falas (e seu significado) no ano passado com uma aluna da noite, oriunda do Porto! Desconhecia e ainda não tive oportunidade de provar - pelo que contava a Dona F. é muito bom! É mais um na minha lista "A provar"!!
Beijinhos
De
magnolia a 13 de Janeiro de 2009 às 17:00
Um dia que eu vá ao sul levo uma regueifa para tu comeres todinha:) Este pão é a rosca que antigamente se dava na Páscoa. Dantes os pobres não tinham direito a pão-de-ló e então usava-se dar esta rosca de pão branco que tinha uns pentinhos tostadinhos por cima....hoje em dia come-se ao domingo:)
Beijinhos
Já deu para perceber que tiveste uma infância muito feliz, que bom! Eu, infelizmente não me recordo de nada de quando era criança, ou quis esquecer, ainda não percebi bem.
Beijinhos
De
magnolia a 13 de Janeiro de 2009 às 17:02
Não foi sempre feliz...mas tive os meus momentos bons:o))
beijinho grande!
E mais uma vez me fizeste recuar uns 35 a 40 anos atrás com este teu texto.
Lembro-me perfeitamente destes Domingos passados em família e já mais crescida tinha-mos o grupo de vizinhos que fazia os passeios de Domingo até à praia e ao campo.
Outros tempos
Outras vivências
Saudades ternurentas de alguns que já não estão entre nós, como tu bem referes.
É a lei da vida
O melhor de tudo é a boa recordação que ficou
Beijinhos
De
magnolia a 13 de Janeiro de 2009 às 17:03
É mesmo grilinha...o melhor é que as recordaçºoes ficam para sempre e podemos viver estas coisas muitas vezes ainda:)
Eu também tenho saudades:)
Beijihos!
De
maebabada a 13 de Janeiro de 2009 às 11:23
e porque não ligas a toda a gente para preparar um pic nic desses??
marca para o verão porque assim todos têm tempo de sobra para arrumar as suas agendas...(e a probabilidade de não chover é mais elevada...:o)))
é so uma ideia...mas muitas vezes só falta quem se lembre e tenha a iniciativa de organizar...às vezes só falta isso, desde que haja vontade!
beijocas
De
magnolia a 13 de Janeiro de 2009 às 17:07
OLha que boa ideia! :)
Tenho ainda lguns meses de chuva para amadurecer essa ideia:) Eu não tenho muito jeito para ser lider,...mas quem sabe com um pouco de esforço:)
Obrigada mamãbabada:)
Beijinhos
Comentar post