Andei às voltas a pensar o que fazer com este comentário que aí está em baixo. Primeiro pensei em responder, depois deixei-me estar quieta. Depois pensei em postar sobre isso, depois achei melhor não. Pensei em apagar e andar para a frente, depois mudei de ideias e resolvi escrever. Talvez não devesse dar importância e seguir em frente mas não consigo. Não consigo ignorar porque me custa pensar que alguém que não sei quem é me vem dizer que a minha história não presta. Com que direito? Será por acaso o supra sumo das histórias? Dos contos? Dos romances? Terá uma cátedra? Como é que alguém se dá a si próprio o direito de ser juiz do trabalho dos outros?
O que cada um escreve a si pertence e quem gosta lê, quem não gosta não lê. Custa-me, e não é só por mim mas por todos os que gostam de escrever, que as pessoas gostem tanto de criticar de uma forma destrutiva. Porque não fazê-lo de uma forma positiva? Ou então o silêncio. O silêncio é sempre melhor. Ninguém aqui pelos blogs anda a escrever para receber um prémio. É apenas uma forma de estar presente no mundo, de fazer amizades, de desabafar. Esta "porcaria" de história foi escrita por mim para o clube mammy, não foi para concorrer ao prémio José Saramago e eu não sou nenhum José luís Peixoto. Foi apenas uma brincadeira. Foi uma história inventada como tantas que inventamos para contar aos nossos filhos. Porquê a maldade do comentário? Dá para sentir a maldade no meio das palavras. E ainda puseram uma mãozinha para corroborar a ideia... Eu não vou desistir de escrever histórias, mesmo que até a mim me pareçam uma porcaria, mas outros talvez desistam e ninguém tem o direito de destruir os sonhos de ninguém!

Já agora falo de uma outra situação. Um comentário que me deixaram numa história que escrevi para a Fábrica em Setembro de 2009. Na história uma raposa morre. E no comentário sou severamente criticada. Também vão criticar Esopo, La Fontain, Florian, etc., ou só a mim porque ninguém me conhece? É que por norma são essas histórias onde se matam lobos e raposas e outros bichos que usamos para ensinar certas coisas aos nossos filhos...

De
Veronik@ a 18 de Agosto de 2010 às 12:17
Em poucas palavras eu sei responder:
A quem vem ao blog dos outros só para dizer mal : Vão pró raio k os parta!!![:<]
A quem vem ao blog dos outros descarregar o mau humor e quiçá a falta de delicadeza, decência, respeito , educação e a falta de competências para tecer tais comentários : Vão dar a volta ao bilhar grande!! %$&""##%%
para nao dizer pró C"#%#%/!!!
Será k não sabem o k significa liberdade de expressão , meus senhores?
De
magnolia a 18 de Agosto de 2010 às 12:19
Micá, disseste tudo o que eu queria dizer por outras palavras!!! 
De
severino a 18 de Agosto de 2010 às 13:09
Onde chega a pequenês de certas mentes,que nem toleram as cores que outros poderão vislumbrar. Creio que não se deve perder tempo com estas sumidades estúpidas, meta-as na reciclagem e deixe-os a falar a sós.
Este tipo de donos do universo não se enxergam a eles próprios. o veneno, corre-lhes nas veias.
A minha solidariedade e esquça-os.
Cumprimentos
j/severino
De
magnolia a 18 de Agosto de 2010 às 16:21
Obrigada pela solidariedade Severino. Fico contente por saber que não sou apenas eu que acho que essas mentes são pequeninas e más.
Um beijinho
De
Marta a 18 de Agosto de 2010 às 13:37
Olá minha querida,
a maldade gratuita deve encher os egos de muita gente ou então o prazer de magoar eleva-os aos pincaros.
Se é porcaria porque perdem tempo a ler e mais porque perdem tempo a comentar.
beijinhos
De
magnolia a 18 de Agosto de 2010 às 16:22
É isso mesmo Marta. Eu não gosto, não leio. Se leio e não gosto, ninguém me mandou ler. Porquê dizer mal???
Gente mázinha.....
Beijinhos
LAMENTO a execelnete educação com que foram comentadas estas más respostas.
se fosse comigo e no meu blog, teria dito e escrito muito pior, e acreditem que não utlizava meias palavras para mandar esta gente levar num sitio onde levam os macacos, MASSSS como estou "na casa"de uma grande amiga e ela com toda a certeza me mereçe esse respeito não vou fazê-lo.
Mas quem se dá ao trabalho de deixar estes vómitos de palavras no blog de outra pessoa, só tem 2 ou 3 hipótese que são elas:
1- falta de....
2 - são pessoas muito mal amadas e ressabiadas com a vida
3 - não respeitam aquela bela espressão do "existir liberdade de expressão"
um conselho, vão bordar para casa, acalma os nervos.
De
magnolia a 18 de Agosto de 2010 às 16:24
Bordar é capaz de ser uma boa opção para quem gosta de ler blogs e dizer mal...:))))) Bordar um lençol!!!!!
Obrigada querida Raquelinha*****
Amiga Cláudia,
é como dizes, escrevemos porque nos faz bem e porque é sempre bom saber a opinião/ comentário dos outros. Mas aquilo não é comentário, quando muito é um pequeno insulto ao acto de criação. Quem não gostar, não precisa ofender. Não ligues
Beijinhos
ALex
De
magnolia a 18 de Agosto de 2010 às 16:26
Gostei imenso disso que disseste Alex. É mesmo um insulto ao acto de criação. Até estou inclinada a achar que quem não cria é que gosta tanto de opinar...
Beijinhos Alex
Se eu não soubesse o quanto tu abominas palavrões, eu teria uns quantos bonitos para chamar a essa aberração que escreveu aquilo mas como te respeito, fica para a próxima...
De
magnolia a 18 de Agosto de 2010 às 16:27
Podes escrever se quiseres que eu não olho:P
Beijinhos***
Olá Claudia
Há pessoas assim, que só sabem dizer mal. Não li essa sua historia, por isso sobre a mesma não me posso pronunciar, mas a maioria das pessoas quando passa por um blog e não gosta do que lê clica na X para sair e pronto ... mas há sempre gentinha que se sente realizada dizendo mal.
Se isso fosse comigo, pode ter a certeza que eu lhe ia responder, e sabe o que lhe ia dizer ... ""Não gosta cheire e deixe, c.g.nd. e andando 3 p..d.s e 1 copo de água" (os . são para substituir por vogais)
Beijinho grande, e não deixe nunca de escrever e divulgar o que escreve, porquer eu muitos outros gostam de a ler.
De
magnolia a 18 de Agosto de 2010 às 16:28
Olá Ana,
Já me ri tanto à custa do que escreveste!! Valeu por isso amiga Ana. E é por mim, que gosto de escrever e por pessoas como tu que me apoiam que não deixo de escrever:) Muito obrigada!
beijinhos, muitos***
De Sofia a 18 de Agosto de 2010 às 16:58
Francamente, o 1º comentário é revelador de uma pessoa cheia de sentido crítico… Melhor seguir em frente, mesmo.
O Sr. Carlos Gonçalves deverá ser daquelas pessoas que NUNCA “Atirou o pau ao gato”… Possivelmente, também não saberá quem foram Esopo ou La Fontain .
Cara Magnólia, já escreveste (e bem) o que devia ser escrito sobre o assunto, não te culpes se a tua ficção não agrada a todos os leitores. Como seria o mundo se todos gostássemos do mesmo???
[
Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]
Francamente, o 1º comentário é revelador de uma pessoa cheia de sentido crítico… Melhor seguir em frente, mesmo. <BR>O Sr. Carlos Gonçalves deverá ser daquelas pessoas que NUNCA “Atirou o pau ao gato”… Possivelmente, também não saberá quem foram Esopo ou La Fontain . <BR>Cara Magnólia, já escreveste (e bem) o que devia ser escrito sobre o assunto, não te culpes se a tua ficção não agrada a todos os leitores. Como seria o mundo se todos gostássemos do mesmo??? <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bjs</A> <BR>Sofia M. <BR>
De
magnolia a 18 de Agosto de 2010 às 18:07
Seria uma grande seca. Não haveria a diferença, nem a discussão, nem ninguém aprendia nada de novo.
E não tinha grande esperança que a minha ficção agradasse a todos....nem Deus que é Deus agrada a todos...não é? Se agradei a mais que um já é uma alegria:)
Além disso sinto-me importante, porque mesmo para dizer mal, duas pessoas perderam tempo a dizer-me algo!! :)
beijinhos
De Sofia a 18 de Agosto de 2010 às 20:00
Aiiiii , que foi que aconteceu ao meu comentário???!!!
De certeza que fiz alguma coisa mal e ficou assim esquisitinho... :/
Percebeste a ideia, não é? É o que importa. :))
Sofia M.
Comentar post